quarta-feira, 26 de março de 2008

Mudanças e aprendizado

Viramos o ano e a Microsoft começou a oficializar o lançamento de uma série de novas tecnologias e, para quem quem trabalha com isso, um turbilhão de novidades, livros, tutoriais, self-paced courses, blogs e discussões surgem para tentar nos manter atualizados.

O grande desafio nesses momentos é: como se manter atualizado, sobrevivendo a todo o marketing de lançamentos e conseguir informações consistentes e confiáveis para que possamos desenvolver um conhecimento sólido sobre o que está aparecendo?

E, para quem está chegando agora no mundo de desenvolvimento da Microsoft, como entender o que é básico e fundamental e, a partir disso, desenvolver as habilidades e conhecer as tecnologias disponíveis?

Venho trabalhando com as tecnologias da Microsoft há aproximadamente 5 anos, e, especialmente no último ano, tenho focado meus estudos para ser um especialista nelas. O que meus esforços de estudo me mostraram é que o universo de coisas dentro da Microsoft é enorme e, quanto mais se estuda, mais se percebe o quanto falta aprender. Especialmente em momentos de mudanças e lançamentos, como é esse ano de 2008, com o Windows Server 2008, SQL Server 2008, Visual Studio 2008, entre muitos outros produtos que estão no forno como o Silverlight 2.

Além disso, minha experiência como aluno me diz que só realmente aprendemos o que aplicamos e fazemos no dia-a-dia. Ler sobre um assunto nunca é o suficiente.

Minha idéia aqui é organizar um espaço para publicar conteúdo, indicações de livros e links para todo o tipo de material sobre essas tecnologias, intimamente ligadas e necessárias para o bom desenvolvimento.

Os principais assuntos que quero tratar são relativos a desenvolvimento, linguagens, banco de dados, arquitetura, gestão de projetos, sharepoint e novas tecnologias. Sempre que possível, quero misturar o real e o virtual e trazer mais gente para discutir os assuntos em pauta da semana, para enriquecer as dicussões.

Enfim, mais uma espécie de índice sobre como aprender .NET.

Mas, gosto de uma frase que li em um dos foruns de discussão que dizia mais ou menos isso: Não se preocupe tanto em aprender tudo. Daqui a pouco, tudo muda de novo!

Nenhum comentário: